9 a 11 de março de 2025

Quando fui convidado pela Align para participar do Simpósio Digital Invisalign em Dubai não imaginava que a cidade era tão especial.
Infelizmente, tive apenas um dia para conhecer a cidade, e vi que o ideal seria ter uma semana. Há muita coisa para conhecer.
Já tive a oportunidade de participar de vários eventos da Align, mas sem dúvida este foi o melhor. Participaram deste evento os 300 ortodontistas que mais tratam casos no mundo todo, ou seja, profissionais com grande experiência na técnica.

Palestraram os principais executivos da empresa discorrendo sobre os próximos passos, os novos produtos, e como eles enxergam o futuro da empresa e da Ortodontia.

Alguns ortodontistas clínicos também mostraram seus casos clínicos. Além disso, em vários momentos aconteceram mesas redondas para a discussão de temas específicos como o uso do DSP, IPP, Vivera, Invisalign First, Marketing, entre outros.

Vou passar aqui algumas impressões sobre o evento.

Vamos começar com a apresentação do Joe Hogan, CEO da Align.
Entre outras coisas, ressaltou o fato da Align atingir 20 milhões de tratamentos no mundo todo. Ele falou também sobre o futuro da Align.
Palestraram também Mitra Derakhsham, Chief Clinical Officer, que ressaltou o tratamento em pacientes em crescimento com o novo Palatal Expander, Invisalign First e avanço mandibular.

Srini Kaza, EVP, Research and Development, que trabalha há 26 anos na Align, e é o funcionário número 4. Ele também destacou o tratamento de pacientes em crescimento com o First e o Palatal Expander, e o novo Occlusal Blocks para o Avanço Mandibular. Os resultados clínicos têm sido muito bons e em breve an Align vai começar a divulgar os dados clínicos da utilização do aparelho.
Michael Smith, VP Global Product Management and Professional Marketing, falou sobre: IPP (Invisalign Personalized Plan), Flex Rx, Plan Editor, Live Update, e ClinCheck signature experience. Isso tudo para acelerar e simplificar a submissão de casos. Tenho usado o IPP há alguns meses e ele facilita muito. Não é perfeito, e a Align está trabalhando para melhorá-lo. Inclusive participamos de uma discussão durante o evento onde os ortodontistas puderam dar sugestões.

Os últimos 10 minutos do evento foram a parte mais legal!
Zelko Relic, Chief Technology Officer, falou sobre: novo material para a impressão direta de alinhadores; impressão em 3D de aparelhos, onde o ortodontista vai poder desenhar seus próprios aparelhos, inclusive de contenção; novas formas de templates para os attachments; o uso da Inteligência Artificial para o planejamento e visualização do tratamento, em 3D; o Invisalign Smile Video que vai funcionar no ClinCheck, no iTero ou somente com a IA, e serão úteis para a conversão de pacientes no início do tratamento e para a divulgação do seu serviço; a captura 3D da face será feita no celular. Isso vai permitir a simulação em 3D da modificação do perfil facial; simulação em 4D com a captura da função, ou seja, dos movimentos mandibulares, que também serão capturados com o celular; isso tudo também vai facilitar os tratamentos restauradores.

Nada supera um congresso presencial. O contato com colegas do mundo todo é fantástico. O compartilhamento e discussão de ideias contribui muito para o aprendizado e crescimento pessoal.
E para finalizar com chave de ouro, o jantar de encerramento foi no deserto com direito a uma demonstração do costume antigo dos beduínos de utilizar o Falcão para conseguir comida.