Técnica Lingual Harmony

Técnica Lingual Harmony

Imagine corrigir dentes desalinhados e chegar a um sorriso perfeito sem mostrar aparelhos metálicos ou de cerâmica. Isso é possível com a Técnica Lingual, a técnica invisível e a Moro Ortodontia é referência no Brasil.

A técnica lingual é uma abordagem muito bem sucedida no tratamento ortodôntico de pacientes adultos. Entretanto, é considerada uma das técnicas mais difíceis, exigindo grande habilidade manual e experiência do ortodontista. A razão para o sucesso da técnica lingual pode ser o fato de que ela é superior em estética em relação a todas as outras opções de tratamento, pois é a única técnica de Ortodontia, que pode ser considerada completamente “invisível”, pois os bráquetes são colocados na parte de trás dos dentes.

Atualmente, a Ortodontia está passando por uma nova fase, e muitos pacientes que fizeram um primeiro tratamento quando adolescentes com aparelho fixo metálico estão na atualidade corrigindo pequenas recidivas. E, esses pacientes têm preferido utilizar aparelhos estéticos, principalmente os alinhadores. Da mesma forma, pacientes adultos que não tiveram oportunidade de tratar quando criança, estão buscando o tratamento atualmente, e também não querem usar um aparelho metálico convencional.

Entretanto, muitos profissionais já perceberam que os alinhadores possuem uma série de desvantagens como: custo elevado; longo período de tratamento; dependência da colaboração do paciente; finalização problemática; não movimenta o dente de corpo, ou seja, não há um perfeito controle da movimentação do dente; não são “invisíveis”; planejamento no computador demorado.

A Técnica Lingual Harmony começou a ser desenvolvida a partir de 2007 pelo ortodontista francês, Dr. Patrick Curiel. Após 4 anos de desenvolvimento e mais de mil casos trados com sucesso, o aparelho Harmony foi lançada em Paris em dezembro de 2011.

Antes de lançar essa técnica, Dr. Curiel testou vários sistemas de tratamento Lingual, inclusive chegando a ser o maior usuário na França do sistema Incognito, que foi o primeiro aparelho customizado no computador para o tratamento ortodôntico por Lingual.

As vantagens da técnica Harmony incluem:

  • Ser um aparelho totalmente invisível, pois os bráquetes são colocados na parte de trás dos dentes; maior controle tridimensional dos dentes, alcançando um resultado final muito melhor  que o conseguido com os alinhadores removíveis do tipo Invisalign;
  • É fixo e independe da colaboração do paciente; trata com excelência qualquer tipo de problema ortodôntico, desde de casos simples até casos complexos que incluem  a cirurgia ortognática;
  • Os arcos utilizados para alinhar os dentes são dobrados por robôs ao invés de serem dobrados pelo ortodontista, o que aumenta a precisão do tratamento.

Em relação a outros aparelhos Linguais essa técnica tem como principal vantagens o fato de ser o primeiro aparelho lingual autoligado customizado no computador. Autoligado significa que não há necessidade de arramar o fio no bráquete com borrachinhas ou amarrilhos, o que torna a movimentação dos dentes mais suave, as forças são mais leves, e o aparelho mais confortável para o paciente. Além disso, a higiene do aparelho também fica mais fácil.

O Dr. Alexandre Moro participou do lançamento da técnica em Paris em dezembro de 2011, e desde de então tem utilizado esse aparelho, sendo que o primeiro caso de Harmony instalado no Brasil foi no seu consultório. O seu consultório é o que mais instalou esse aparelho no Brasil. Vários pacientes já foram tratados com sucesso com essa técnica.

 

Quanto a adaptação, é mais simples que os pacientes pensam. É comum o paciente apresentar uma leve dificuldade para pronunciar algumas palavras nos primeiros dois ou três dias. Entretanto, para a grande maioria dos pacientes, na segunda semana de uso, já se está falando normalmente. Até hoje, não tivemos um paciente que desistisse de utilizar o aparelho após a sua instalação. Muitas vezes os pacientes brincam com os amigos nos primeiros dias, pois como pronunciam algumas palavras com um som diferente, às vezes, são perguntados por que estão com a voz um pouco diferente. Quando respondem, que é porque estão usando aparelho ortodôntico, normalmente, têm que abrir bastante a boca para que os amigos acreditem.

Sistema Combinado

Uma alternativa utilizada por alguns profissionais para baratear o custo do tratamento ortodôntico lingual tem sido a combinação do uso do aparelho Lingual na arcada superior e do vestibular (por fora dos dentes) de Safira (cerâmica) na arcada inferior.
Alguns profissionais também acham que a adaptação do paciente seria melhor com a utilização do aparelho convencional na arcada inferior. Entretanto, na nossa experiência clínica, isso não tem acontecido. A grande maioria dos nossos pacientes que possuem aparelho Lingual na arcada superior e vestibular inferior, relata que o aparelho lingual incomoda menos que o vestibular. Ou seja, o contato do aparelho convencional no lábio inferior incomoda mais que o contato do aparelho lingual superior na língua.

Marque agora sua consulta!

Conheça Nossos Outros Tratamentos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.