Contenção

Contenção

Contenção é definida como “a estabilização dos dentes em estética ideal e posição funcional”.

A proposta básica para estabilização dos dentes em sua posição tratada tem como finalidade: permitir a reorganização da gengiva e das fibras que o dente possui ao seu redor; minimizando as mudanças dos dentes que podem ocorrer com o crescimento; permitir a adaptação neuromuscular para os dentes em posição correta; manter estável a posição dos dentes, se foi requerida a mudança de posição por estética ou função.

Tipos de Contenção

 Placa de Hawley Modificada

Placa de Hawley Modificada

Existem basicamente dois tipos de contenção a móvel, que é mais utilizada na arcada superior, e a fixa, que é mais utilizada na arcada inferior .

A superior móvel compreende a placa de Hawley ou uma modificação desta placa. A inferior consiste num fio de aço inoxidável de 0,8 mm colado nos dentes inferior de canino a canino. Eventualmente esse fio pode ser colado de pré-molar a pré-molar.

 Placa de Hawley modificada

Placa de Hawley modificada

 Contenção Inferior

Contenção Inferior

Tempo de Utilização

Antigamente costumava-se dizer que o paciente deveria utilizar as contenções por um período de 1 ano após o término do tratamento. Hoje as pesquisas mostram que isso não é verdade. Na maioria dos casos, será necessário a utilização das contenções por vários anos, e em alguns casos, o paciente deverá usar as contenções pelo resto de sua vida, caso queira ficar com os dentes alinhados.

Infelizmente, os dentes têm uma grande tendência de se entortarem (apinhar) à medida que a pessoa vai envelhecendo. Portanto, o paciente deve continuar fazendo visitas anuais ou semestrais ao seu ortodontista para acompanhar o desempenho das contenções, e diagnosticar eventuais problemas. A negligência desse controle pode levar à recidiva do tratamento. Isso tem feito com que pacientes mal informados sejam obrigados a executar um segundo tratamento ortodôntico.

Marque agora sua consulta!

Conheça Nossos Outros Tratamentos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.