Aparelhos Móveis

Aparelhos Móveis

Aparelhos removíveis… eles o são realmente? A resposta é “sim e não”, porque a palavra removível pode lhe confundir. A chave para o tratamento ortodôntico com um aparelho removível é utilizá-lo, e não removê-lo.

Aparelhos removíveis freqüentemente não se parecem em nada com os aparelhos fixos. Diferentemente dos bráquetes (aparelho fixo) convencionais, que criam pressão por estarem presos diretamente aos dentes, os aparelhos removíveis são utilizados de formas diferentes. Alguns visam influenciar o crescimento dos ossos maxilares tendo um efeito sobre a estrutura facial. Outros, são utilizados para manter os dentes em suas posições após a correção ortodôntica (contenção). Além disso, eles são freqüentemente utilizados antes e conjuntamente com aparelhos fixos.

Contudo, os aparelhos removíveis não são recomendados para todos os problemas ortodônticos. É necessário habilidade e experiência para reconhecer as condições que responderão favoravelmente a estes aparelhos. O período mais adequado para utilização deste tipo de terapia também é muito importante. Um especialista em ortodontia é treinado para tomar esta decisão de tratamento.

Alguns Tipos de Aparelhos Removíveis

ELES NÃO FUNCIONAM SE VOCÊ NÃO USÁ-LOS

A partir do momento que os aparelhos removíveis podem ser facilmente tirados da boca pelo paciente, existe uma tendência que a sua utilização não seja conforme a indicada. Isto pode acarretar num tempo maior (adicional) para o seu tratamento.

Alguns aparelhos removíveis exigem uma cooperação e cuidados especiais. Inicialmente você vai perceber alterações durante a alimentação e fala. Como qualquer objeto que você coloca na boca, os aparelhos removíveis vão provocar um aumento no fluxo salivar normal. Mas após se habituar ao uso e cuidados com o seu aparelho, você verá quão fácil é seguir as simples instruções que vão ajudá-lo a obter um bonito sorriso.

DICAS PARA USO E CUIDADOS

Use o seu aparelho conforme o indicado pelo seu ortodontista. Ele só funciona se você usá-lo.
Mantenha seu aparelho limpo e no seu estojo quando não o estiver usando. Não o coloque no bolso ou bolsa – ele é um aparelho frágil e pode quebrar ou dobrar-se. Ainda, não o enrole num guardanapo ou deixe na mesa enquanto come – você pode esquecer ou jogá-lo fora.
Não coloque o seu aparelho em água quente ou próximo ao fogo se ele for feito de acrílico ou plástico. Ele pode se deformar, e é inflamável.
Coloque seu nome e telefone no estojo de seu aparelho para caso você o perca. Aparelhos removíveis demoram na sua substituição. Este tempo adicional pode prolongar o seu tratamento e esta substituição poderá ser cobrada.

APARELHOS REMOVÍVEIS TÍPICOS

O aparelho removível mais comum é a “contenção”. Ela é utilizada após a remoção dos bráquetes (aparelho fixo) para manter os dentes em suas posições corretas após o término do tratamento.
Você ouvirá algumas palavras do seu ortodontista e outros pacientes, como por exemplo: “Ativador”, “Bionator”, “Herbst” e “Bimler”. Estes tipos de aparelhos são freqüentemente usados em pacientes jovens que ainda estão crescendo. O propósito destes aparelhos é reposicionar a mandíbula e controlar a posição da língua, lábios e musculatura das bochechas para evitar sua interferência na posição dos dentes.
“Placas” e “Grades Linguais” são tipos de aparelhos removíveis utilizados para controle de hábitos como ranger ou apertar os dentes, interposição e sucção de língua. Estes aparelhos são usados até que estes hábitos deletérios sejam eliminados.
Estalos ou dor na região próxima ao ouvido, na Articulação Temporomandibular (ATM) algumas vezes podem ser aliviados por certos aparelhos denominados “Splints” (“Placas de mordida”), que vão permitir uma relação muscular e dentária mais confortáveis. Estas situações vão exigir algumas vezes, o trabalho conjunto entre seu dentista e ortodontista para diagnosticar e tratar o problema.

LIMPEZA DO APARELHO

Seu aparelho deverá sempre ser limpo após as refeições. Isso poderá ser realizado com a utilização da sua própria escova de dentes ou então você poderá, se preferir, comprar uma escova mais dura, a fim de executar a limpeza. Além disso, recomenda-se que uma vez por semana, você deixe seu aparelho por 1 hora, dentro de um copo de água contendo uma colher de bicarbonato de sódio.

BELOS SORRISOS SÃO RESULTADOS
DE UM TRABALHO EM EQUIPE

Seu dentista e ortodontista trabalham juntos em seu benefício. Quando você escolhe um especialista em Ortodontia, você está sendo tratado por um profissional que concluiu estudos específicos exigidos pela Conselho Federal de Odontologia que o qualifica como “Especialista em Ortodontia”. Nosso desejo é criar sorrisos saudáveis em qualquer idade.
Especializada em aparelho invisível Orto lingual, Invisalign, Essix.

Marque agora sua consulta!

Conheça Nossos Outros Tratamentos!