Congresso Internacional de Ortodontia

De 16 a 18 de maio de 2015, a capital paranaense receberá os principais especialistas do Brasil no 14º Encontro Internacional de Ortodontia da Associação Paranaense de Ortodontia e Ortopedia Facial (Apro). Será o último evento em que Alexandre Moro estará à frente da Associação, da qual foi presidente nos últimos quatro anos, marcando também a posse da nova diretoria. O evento será na Associação Médica do Paraná.
Entre os temas que serão debatidos estão: tratamento ortodôntico de casos complexos; mordida aberta anterior; preparo ortodôntico para casos cirúrgicos; o sucesso mundial do sistema Invisalign (aparelho transparente); protocolo para remoção do aparelho fixo, além da estética no tratamento.
No dia 17 de abril, a convidada internacional Birte Melsen abordará o campo de atuação da Ortodontia dentro do conhecimento da mecânica e biologia, discutindo tópicos como a construção óssea com o tratamento ortodôntico, a movimentação das raízes antes das coroas e a utilização de mini-implantes de modo mais racional.
Segundo Moro, que é doutor em Ortodontia e também professor da UFPR e Universidade Positivo, uma pesquisa realizada em Curitiba mostrou que em torno de 80% das crianças na faixa etária dos 12 anos necessitam usar aparelho ortodôntico, o que mostra a importância da especialização dos profissionais e esclarecimento da população. “Nos últimos quatro anos, a Associação trabalhou alertando a população sobre a importância de buscar um especialista para fazer o tratamento ortodôntico, evitando pagar anos de mensalidade de consultas sem atingir o resultado desejado. Outra conquista foi o convite de renomados professores nacionais e internacionais para ministrar cursos aos associados, o que consequentemente beneficia a população”, explica o presidente.

Matéria veiculada no Jornal do Oeste.